A Cidadela do Caos – Aventuras Fantásticas #1

A Cidadela do Caos – Aventuras Fantásticas #1
A Cidadela do CaosAventuras Fantásticas #01
Coleção de Newton Uzeda

A Cidadela do Caos [The Citadel of Chaos] é um livro jogo de RPG para um jogador (Aventura Solo), escrito por Steve Jackson e ilustrado por Russ Nicholson. Originalmente publicado pela Puffin Books em 1983, o título é o segundo gamebook da série Fighting Fantasy. No Brasil foi publicado pela Marques Saraiva com o primeiro volume de sua coleção Aventuras Fantásticas. Foi posteriormente relançado pela editora Jambô em seu segundo volume da série.

Em Portugal foi publicado pela editora Verbo no terceiro volume de sua coleção. Mais tarde, foi republicado pela Wizard Books em 2002. O gamebook também foi adaptado para um videogame.

Parte história, parte jogo, neste livro VOCÊ se torna o herói!

A Cidadela do Caos guarda perigos sombrios e fatais para qualquer um que seja temerário o bastante para se arriscar a cruzar seus horripilantes portões. Porém, você terá que se arriscar mesmo assim, pois sua missão está no coração da Cidadela, como terrível feiticeiro Balthus Dire.

A Cidadela do Caos

Nas profundezas da Cidadela do Caos, o terrível feiticeiro, Balthus Dire, está conspirando e planejando a derrocada do povo generoso do Vale dos Salgueiros. seus planos de combate estão pontos, seu exército assustados equipado, e o ataque é indiscutivelmente eminente.

Convocado por uma súplica desesperada de ajuda, VOCÊ é a única esperança do Vale dos Salgueiros. Aluno brilhante do Grande Mago de Yore e um mestre da magia, só você pode empreender uma missão que atinja o próprio coração do mundo de pesadelo de Balthus Dire. Que criaturas monstruosas esperam por você lá?

Steve Jackson, co-fundador da Games Workshop, um sucesso absoluto, criou uma aventura emocionante de espada e feitiçaria para você, com um elaborado sistema de combate, uma variedade fascinante de encantos para usar e uma folha de resultados par registrar seus ganhos e perdas. Tudo que você precisa é de dois dados, um lápis e uma borracha.

Muitos perigos existem à sua frente, e seu sucesso não está de forma alguma garantido. Há adversários poderosos nas fileiras do inimigo e muitas vezes sua única alternativa será matar ou ser morto!


História de “A Cidadela do Caos

The Citadel of Chaos - Fighting Fantasy - Internal Cover - Brazil
Folha de Rosto de “A Cidadela do Caos” da editora Marques Saraiva

O ordeiro e generoso podo do Vale dos Salgueiros vive a oito anos sob o terror e medo do Feiticeiro Balthus Dire. Terror, porque ele é realmente aterrorizante, e medo causados pela notícia que acabou chegando aos ouvidos desse povo, vinda dos domínios do feiticeiro, de que seus ambiciosos planos de conquista começariam pelo próprio Vale.

Um fiel Semi-Elfo enviado em uma missão de espionagem à Torre Negra, voltou galopando para o Vale há três dias com uma mensagem desesperada. Do interior das cavernas de Rocha Escarpada, Balthus Dire tinha recrutado um exército de Caóticos e se preparava para atacar com eles o Vale dentro de uma semana.

O bom Rei Salamon era um homem de ação. Foram enviados mensageiros por todo o Vale no mesmo dia para preparar as defesas e convocar os homens para a guerra. Foram enviados também cavaleiros à Grande Floresta de Yore para avisar aos Semi-Elfos que moravam lá e fazer um apelo para que se aliassem às forças. O Rei Salamon era também um homem sábio. Ele sabia muito bem que as notícias inevitavelmente chegariam aos ouvidos do Grande Mago de Yore, um mestre da magia branca de grandes poderes, que vivia nas profundezas da floresta. O mago era velho e não resistiria a uma batalha destas proporções. Mas ela havia ensinado suas artes a vários jovens magos, e talvez um de seus discípulos de magia ajudasse o rei e seus súditos com coragem e ambição.

Você é o aluno brilhante do Grande Mago de Yore. Ele tem sudo um Mestre duro, e sua própria impaciência muitas vezes foi mais forte do que você. Talvez um pouco precipitadamente, você partiu de imediato para a corte de Salamon. O rei recebeu-o entusiasticamente e explicou seu plano. A batalha poderia ser evitada sem derramamento de sangue se Balthus fosse assassinado antes que seu exército pudesse ser reunido.

A Missão que você tem pela frente é extremamente perigosa. Balthus Dire está cercado, em sua Cidadela, por uma multidão de criaturas assombrosas. Embora a Magia seja a sua arma mais forte, haverá momentos em que você terá que confiar em sua espada para sobreviver.

O Rei Salamon expôs a você como seria a sua missão e o advertiu dos perigos que estavam à sua frente. Há um caminho melhor para atravessar a Cidadela. Se você o descobrir, terá êxito com um mínimo de risco para a sua pessoa. Talvez precise de várias viagens para descobrir o caminho mais fácil para atravessar a Cidadela.

Você deixa o Vale dos Salgueiros na longa caminhada para a Torre Negra. No sopé da colina de Rocha Escarpada, você pode ver a sua silhueta contra o céu escuro…

Agora vire a página.

Curiosidades sobre “A Cidadela do Caos

  • Balthus Dire faz parte do “Trio Demoníaco” juntamente com o Feiticeiro Zagor, de “O Feiticeiro da Montanha de Fogo“, e Zharradan Marr, que aparece em “As Guerras de Trollthooth“. O Trio de malignos feiticeiros são considerados os mais perigosos que ameaçam Allansia hoje em dia. Eles foram aprendizes de Volgera Darkstorm, o mestre da Escola de Magia Negra.

Localização: Allansia, Titan
Locais: Torre Negra; Rocha Escarpada; Vale dos Salgueiros; Floresta de Yore;
Personagens Importantes: Balthus Dire; Rei Salamon; Mago de Yore;

Regras Especiais
  • Além das regras padrão, A Cidadela do Caos utiliza um novo atributo: MAGIA. Um simples rolar de 2d6 com a adição de 6 ao número rolado, que determinou o “número” de feitiços com os quais o leitor começa. Os feitiços foram escolhidos entre um conjunto de doze feitiços, que eram: Cópia da Criatura, Percepção Extra-Sensorial, Fogo, Ouro dos Tolos, Ilusão, Levitação, Sorte, Escudo, Habilidade, Energia, Força e Fraqueza.
  • Devido à capacidade de usar feitiços para restaurar os valores dos três atributos padrão, o jogador não inicia esta aventura com Provisões ou Poções.

Ficha Técnica de “A Cidadela do Caos”

A Cidadela do Caos
Título OriginalThe Cidatel of Chaos
Série OriginalFigthing Fantasy
Série NacionalAventuras Fantásticas
AutorSteve Jackson
IlustraçõesRuss Nicholson
CapaIan Miller
Editora OriginalPuffin Books / Penguin Books
Lançamento1982
Edição NacionalMarques-Saraiva – 1991
TraduçãoMarco Antônio Esteves da Rocha
Referências400
A Cidadela do Caos [The Cidatel of Chaos]

Próximo Volume da Série
Aventuras Fantásticas

Aventuras Fantásticas #2 – O Feiticeiro da Montanha de Fogo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *