Escravos do Abismo – Aventuras Fantásticas #27

Escravos do Abismo – Aventuras Fantásticas #27
Livro Escravos do Abismo. Coleção Aventuras Fantásticas da Editora Marques Saraiva.
Aventuras Fantásticas #27Escravos do Abismo (Ed. Marques Saraiva)

Escravos do Abismo [Slaves of the Abyss] é um livro jogos de RPG de aventura solo escrito por Paul Mason e Steve Williams, ilustrado por Bob Harvey e publicado originalmente em 1988 pela Puffin Books. Faz parte da série Fighting Fantasy de Steve Jackson e Ian Livingstone. No Brasil foi publicado no volume 27 da coleção Aventuras Fantásticas da editora Marques Saraiva É o 32º da série da série Puffin original.

Foi publicado em Portugal pela Editora Verbo no volume 32 de sua coleção Aventuras Fantásticas. Atualmente não há planos anunciados para republicar este livro como parte da série Scholastic nem pela Editora Jambô no Brasil.

Entre seus oponentes nesta aventura está o próprio tempo!

Kallamehr está indefesa. Seu exército está longe, enfrentando uma invasão ao norte e agora uma nova ameaça aparece – outro inimigo no leste!

Lady Carolina de Kallamehr chama VOCÊ, um famoso aventureiro, para ajudá-la. Mas poderá você ajudar? Conseguirá preservar esse lugar de bondade contra as hordas invasoras? Ou estará tal tarefa além até mesmo de suas heroicas habilidades? Você precisará de sua inteligência tanto quando de sua Espada de Aço de Fangthane para impedir que as areias do tempo engulam a cidade…

Parte história, parte jogo, este é um livro em que VOCÊ é o herói!

Dois dados, um lápis e uma borracha é tudo de que precisa para esta aventura. VOCÊ decide que caminhos seguir, que perigos correr e que inimigos enfrentar.

Escravos do Abismo

Você é um herói famoso em toda Allansia. Você se encontra na cidade de Kallamehr em tempo de crise. A cidade está sendo ameaçada por uma invasão do leste – e o exército está ausente! Lady Carolina de Kallamehr o chama para comparecer à presença dela: Cabe a VOCÊ salvar a cidade. Você não hesita em oferecer seus serviços, mas o que pode fazer? Qual o melhor plano? O tempo não é um aliado, e também há perigos mais concretos a vencer.

Dois dados, um lápis e uma borracha é tudo de que precisa para embarcar nesta emocionante aventura, complementada por um elaborado sistema de combate e uma Folha de Aventuras onde anotar seus ganhos e perdas.

Muitos perigos encontram-se à sua frente e seu sucesso não é garantido. VOCÊ decide que otas seguir, que perigos correr e que monstros enfrentar!

Histórico

Estes ão tempos difíceis de Kallamehr. Nem bem a soberana, Lady Calorina, recuperou-se da morte de seu marido, foi jogada em uma guerra com o estado rival de comércio, Alkemis. Depois de uma batalha marítima, onde muitas vidas doram perdidas, parecia que Kallamehr iria se impor. Porém havia ainda mais por vir. Rumores se espalharam sobre exércitos avançando nas fronteiras ao norte. Era dito que Bei-Han, um vizinho em nada amigável, preparava uma invasão. Agindo com decisão, Lady Carolina ordenou que seus exércitos fossem para o norte. As passagens das montanhas na fronteira poderiam ser defendidas facilmente. Entretanto se fosse permitido que os exércitos de Bei-Han chegassem às grandes planícies de Kallanmehr, eles causariam incomensuráveis danos.

Você chega a Kallamehr quando as últimas tropas estão partindo. Você se vê em meio a uma cidade estranhamente deserta. A vida continua, mas sem os muitos guerreiros brilhantemente vestidos que costumavam desfilar orgulhosamente pelas ruas de Kallamehr. Sem os soldados, os criminosos atacam. Você tranca a porta de seu quarto à noite e dorme com a espada ao lado de sua cama.

Algumas semanas se passam. Então, uma manhã, um mensageiro de olhos arregalados entra na cidade, gritando incoerentes avisos de invasão vinda do leste. Menos de uma hora depois que ele desaparece dentro do palácio, um servo lhe traz uma carta com o selo da Casa de Rangor. É uma convocação para comparecer diante da própria Lady Carolina! Parece que sua fama de aventureiro chegou até os ouvidos dela, e nesses dias negros a Lady necessita de guerreiros destemidos.

Quando chega no palácio, você se vê em meio a dez outros aventureiros. Muitos são conhecidos de vista mas uma, Sophia de Blacksand, é bem conhecida, pois já viveu aventuras com ela em mais de uam ocasião. Antes que tenham tempo de cumprimentar-se, ou se apresentarem, um servo os leva para dentro. Você entra em uma câmara de audiência para encontrar cinco nobres atrás de uma imensa mesa de madeira negra. No centro dela está Lady Carolina, resplandecente com as joias cerimonias, a Espada de Serviço à sua frente sobre a mesa. À sua esquerda está seu primo, Madhaerios, um homem gordo com um tique nervoso no nariz. Depois dele senta-se Dunyazad de Ikhtiyan, uma pequena mulher que tem a reputação de ser a pessoa mais rica da província de Kallamehr. À direita de Carolina está Sige, a Silenciosa, uma imponente mulher de linhagem antiga, e Assih Albudur, a Juíza de rosto severo. Você está realmente diante das cinco pessoas mais importantes de Kallamehr!

Você se curva, e Carolina explica a situação rapidamente. Com o exército tantos quilômetros ai norte, Kallamehr está desprotegida. Agora um mensageiro chega das regiões leste dizendo que os vilarejos foram encontrados desertos. Parece que um exército está avançando para a cidade pelo leste, devem ser atacantes bárbaros da Ilha Kulak. Um batedor precisou ser enviado imediatamente para trazer de volta metade do exército de Kallamehr. Enquanto isso a cidade precisa ser defendida de algum modo. Carolina explica que seu leal campeão, Ramedes, o Invencível, está fora na região sul, em busca de uma fabulosa relíquia. Ela os cumprimenta por sua reconhecida bravura e pede que a ajudem, e assim consigam a gratidão de toda a província, assumindo a defesa da cidade. Vocês podem estar em pequeno número, mas isso certamente não os tornará mais gloriosos?

AGORA, VÁ PARA A REFERÊNCIA 1

Ilistrações de Bob Harvey para Escravos do Abismo


Ambientação

A história de Escravos do Abismo se passa após os eventos de “O Saqueador de Charadas”, onde a esposa do Barão Bluestone, Lady Carolina, tornou-se a nova governadora da cidade de Kallamehr, após a morte de seu marido. Kallamehr é uma das quatro grandes cidades-estados em torno do Mar Brilhante, junto com Agra, Bei-han e Alkemis. Cidades que estão frequentemente em conflitos.

Estes são tempos difíceis para a cidade, pois as cidades rivais de Kallamehr, disputam rotas comerciais, tanto pelo mar quanto pela terra. Kallamehr envolveu-se em uma batalha marítima contra a cidade de Alkemis, disputando rotas marítimas. Após Kallamehr ter saído vitoriosa, seu vizinho do norte, a cidade-estado de Bei-han, declara guerra à Kallamehr e prepara uma nova invasão.Lady Carolina imediatamente enviou todo seu exército para o norte para conter o exército invasor, sendo mais fácil defender o território nas montanhas do norte do que na planície junto à cidade.

É nesse momento de instabilidade que VOCÊ, o herói da aventura, um aventureiro famoso e conhecido pelos maiores centros civilizados de Allansia, chega a Kallamehr. Sem a defesa dos soldados, a cidade está completamente vulneravel e a mercê de criminosos oportunistas. VOCÊ imediatamente convocado por Lady Carolina e, ao chegar no palácio, descobre que outros aventureiros tamb[em foram recrutados para a perigosa missão. Infelizmente, o campeão da cidade, Ramedes, o Invencível, está em busca de uma valiosa relíquia, e portanto, ausente.

A governadora relata a situação da cidade e como um novo exército desconhecido se aproxima vindo pelo leste. Não se sabe quem eles são e nem de onde vem. Suspeite-se serem os bárbaros das Ilhas Kulak. Não se sabe o motivo desta nova invasão. Com o exército longe, a cidade está desprotegida e o tempo é curto. Se nada for feito, a cidade será dizimada.

Com os objetivos da missão esclarecidos, VOCÊ deve de alguma forma descobrir quem ou o que está ameaçando a cidade e de algum modo reverter a situação a favor de Kallamehr. E assim viaja em direção ao leste, pelos arredores da cidade e o que encontra o deixa completamente aturdido. Vilas inteiras abandonadas e desertas, campos largados aos corvos e caos por toda parte. Não se sabe o paradeiro dos habitantes das vilas e o mistério paira por toda parte.

Logo descobre-se a existência de um traidor na corte de Lady Carolina, que secretamente envia informações para o inimigo do oriente assim como assassinos para matar os aventureiros contratados. VOCÊ deve desmascará-lo antes que seja tarde demais.

Após retornar a Kallamehr para trazer notícias do inimigo, VOCÊ descobre que a governadora da cidade morreu de circunstâncias misteriosas e um grande funeral está sendo preparado. O tempo se escasseia…


Curiosidades sobre Escravos do Abismo

  • Em duas das Ilustrações, ref. 216 e 298, a espada do jogador é apresentada; porém o design é diferente.
  • Na Edição da Marques Saraiva falta uma ilustração que deveria anteceder a referência 105. (Imagem pode ser vista abaixo.)
  • Este livro é considerado um dos mais difíceis de se terminar devido a grande quantidade de “referências de morte imediata”. São 48 das 400!!!

Referências Intertextuais

  • Apresenta o Saqueador de Charadas do livro de mesmo nome e a aventura multijogador “The Dreaming Sands“, que iria reaparecer em “Magehunter“.
  • Também apresentado no mesmo livro é Baron Bluestone.

Escravos do Abismo - Imagem Faltante (Ref. 105, Ed. Marques Saraiva )
Imagem faltante de Escravos do Abismo na Ref. 105 na Edição da Marques Saraiva
Escravos do Abismo - Folha do Tempo (Ed. Puffin)
Folha de Controle do Tempo – Imagem colorida da Edição Original da Puffin
Escravos do Abismo - Folha do Tempo (Ed. Marques Saraiva)
Folha do Tempo – Escravos do Abismo (Ed. Marques Saraiva)

Regras Especiais

  • Tempo: Uma folha especial para controle de tempo pode ser encontrada no lado interno da capa frontal – Na Edição da Editora Marques Saraiva ela vem como uma folha avulsa – , composta por 20 pequenas caixas. O jogador é instruído a marcá-los quando solicitado pelo texto e duas caixas apresentam um número de referência de parágrafo indicando que esta referência deve ser ativada se o jogador marcar essa caixa particular.
  • Morte Instantânea: Você é um poderoso guerreiro, com uma espada do melhor aço de Fangthane, uma cidade de anos aos norte de Allansia, se em combate rolar um Duplo 6, você acertará um golpe mortal em seu oponente. A batalha termina imediatamente e você é vitorioso. Você só tem este poder portando a espada de Fangthane. Caso perca sua espada, perderá tambḿ esta habilidade especial.

Ficha Técnica de Escravos do Abismo

Escravos do Abismo
Título OriginalSlaves of the Abyss
Série OriginalFigthing Fantasy
Série NacionalAventuras Fantásticas
AutorPaul Mason e Steve Williams (História de Steve Jackson e Ian Livingstone)
IlustraçõesBob Harvey
CapaTerry Oakes
Editora OriginalPuffin Books / Penguin Books
Lançamento1996 (Edição Original 1988)
Edição NacionalMarques-Saraiva
TraduçãoLília- Oliveira
Referências400
ISBN Marques Saraiva85-85238-91-7
ISBN Puffin0-14-032548-4
ISBN Wizard “Série 1”
ISBN Wizard “Serie 2”
ISBN Verbo
Ficha Técnica de Escravos do Abismo [Slaves of the Abyss]

Volume Anterior
Da Coleção
Aventuras Fantásticas

Aventuras Fantásticas #26 – Exércitos da Morte

Próximo Volume
da Coleção
Aventuras Fantásticas

Aventuras Fantásticas #28 – Sky Lord (Marques Saraiva)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *